1 de janeiro de 2010

Parte 8

28-29/12/2009

Uyuni\BOL a Calama\CH

Na manha seguinte ao salar deveriamos chegar a Calama no Chile, mas antes de sair decidimos fazer uma bendita lavagem nos Mitsubishis. O resultado foi que ficamos das 9 as 14 lavando os carros com a agilidade dos bolivianos.

Resolvemos entao ficar em San Cristobal, uma cidade no meio do deserto entre a Bolivia e o Chile, que é praticamente a sede de uma mineradora boliviana que extrai prata na região. A cidade é muito agradável e fomos bem recebidos no único hotel da cidade, tendo como unico desconforto a falta de agua para o banho. Ainda durante a noite fomos surpreendidos por um jantar dos trabalhadores da mina no hotel, cerca de 40 mineiradores glutoes, que acompanhavamos tomando uma gasosa cerveja boliviana.


No dia seguinte fizemos o menor caminho até Calama, a pricipal cidade do deserto do atacama no Chile, e ao cruzar a fronteira tranquilamente, pudemos perceber que ao contrario dos bolivianos, a policia chilena é muito prestativa e simpática. Assim, sair da Bolivia foi como um grande suspiro de alivio, e a partir da fronteira as estradas viraram aquilo que sonhavamos a tempos: depois de alguns quilometros a terra virou asfalto e o asfalto virou uma grande cidade incrustrada no meio do deserto, uma espécie de Las Vegas chilena, com direito a shoppings e casinos e cheiro de civilização.

Jantamos no shopping para nao perder a oportunidade de ver gente limpa, sendo que o Silvaninho até se sentiu na Rua Augusta em meio aos emos. Dormimos em um hotel fantástico, que pode ser descrito como o melhor que que haviamos tido até aquela hora, com direito a "Clube da Luta" passando na TV, e o Vicente respondendo perguntas com seu sonambulismo.

Estavamos animados, pois o próximo passo seria a tao esperada cidade de San Pedro de Atacama, nosso "destino final"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário